Isto porque, de manhã, a
primeira coisa que me apareceu no feed de noticias do Facebook foi uma notícia
sobre o novo alvo das “feministas”. O grande vilão, desta vez, foi o anúncio da
Dove! Pelos vistos a Dove cometeu o flagelo de criar frascos de diversas
formas, para celebrar os diversos tipos de corpos (mensagem recorrente na marca)
mas, preparam-se que isto é deveras chocante, esqueceu-se de
fazer frascos de diversas cores! Sim, porque a Dove cometeu a estupidez de
fazer os frascos todos brancos, coisa que nem é característica da marca nem
nada. E como já sabemos agradar as “feministas” é como tentar agradar a gregos
e troianos, tenta-se passar uma mensagem positiva e, vem logo um bando de
pessoas desocupadas arranjar problemas e maldade onde, simplesmente não há!
Portanto a Dove passou automaticamente a ser racista! Sim, porque toda a gente
sabe que se escolhe o gel de banho consoante o frasco representar ou não a
nossa cor de pele.
Quero lá saber se o frasco é
azul, branco, cor-de-rosa, amarelo ou às pintinhas, sinceramente também não
quero saber se o frasco é alto ou baixo, gordo ou magro, com curvas ou sem
curvas. A função dele é deixar-me limpa e cheirosa e pronto! Não é a porcaria
de um gel de banho que vai lutar pelos meus direitos!
Não sei se estas “feministas”
têm noção que são este tipo de coisas que atrasam a luta das verdadeiras
feministas (sim agora sem aspas!). Que se,
alguma das grandes mulheres que deram origem a este movimento, visse as causas
que estão a defender simplesmente ria-se ou chorava de tamanha desilusão. Quer
dizer elas lutaram para podermos votar, para deixarmos de ser propriedades dos maridos,
para não termos casamentos arranjados, para podermos usar contracetivos, e
vocês estão preocupadas se o gel de banho é cor de rosa ou amarelo? Usem essa
indignação e ajudem na verdadeira mudança de mentalidades que, começa, por não
se criticarem umas às outras, não se preocuparem o que cada uma faz com o
próprio corpo, desde que seja por escolha própria, lutem pelo abolimento das
desigualdades salariais, pelo acesso ao mesmo tipo de oportunidades, para que,
caso engravidem, não fiquem com medo de perder o emprego, para que não olhem
para uma mulher violada como culpada “ela vinha vestida de forma provocadora é
porque estava a pedir”.
Unam-se e lutem pelo que vale a pena, porque até lá,
enquanto andarem a desperdiçar energia com o que é supérfluo, as coisas vão ser
bem difíceis de mudar para quem quer, realmente fazer a diferença!
O texto ficou um pouco grande mas, este tipo de atitudes irritam-me profundamente. E acho que, todos, devíamos pensar um pouco quais são as causas, realmente, importantes antes de perdermos tempo e energia em coisas banais.
imagens - pinterest e theatlantic
imagens - pinterest e theatlantic
Uau nem tinha ouvido falar da campanha da dove, muito menos do drama em torno da cor da embalagem! Que parvoíce meu deus. Chega a ser cómico, mas triste ao mesmo tempo!
ResponderEliminarBeijinhos, The Fancy Cats | Japan Candy Box Giveaway
Esta polémica toda da Dove é tão absurda. Porque a imagem da Dove não é branca nem nada!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //
infelizmente tudo vira tão problematico hoje em dia! Uma pena que ajam assim, nao sabia dessa nova forma de frasco da Dove, adorei! Q vejam as coisas positivas
ResponderEliminarDefinitivamente o feminismo é bastante mal interpretado e não se é diferenciado o que é a causa e quem são as extremistas.
ResponderEliminarMulheres no Oriente Médio são mortas por saírem de casa sem véu e as mulheres ocidentais acham que o feminismo é perda de tempo, me poupe!
Me indigno com essas coisas como você e sinto que o mundo precisa mais do que nunca de abrir a mente e parar de achar que feminismo é desnecessário.
É necessário e urgente. E claro, da maneira correta.
A problematização exagerada de tudo é altamente prejudical a qualquer movimento. Também fico indignada com algumas coisas!
ResponderEliminarBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com